DOE AGORA

Notícias

Alunos do IFPB campus de Princesa Isabel conhecem tecnologias sociais na área experimental do CEPFS



Jéssica Freitas 
Comunicadora Popular/CEPFS


Na manhã desta terça-feira (02), estudantes dos cursos de Gestão Ambiental e Controle Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Princesa Isabel, realizaram visita à área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), localizado na comunidade Riacho das Moças, em Matureia.


Os estudantes conheceram as diversas tecnologias sociais direcionadas a captação e manejo dos recursos hídricos, além das alternativas sustentáveis para a produção de alimentos, desenvolvidas na área. O Biodigestor, o Banheiro Seco e o Sistema de Boia para Lavagem do Telhado foram algumas das tecnologias visitadas.

“Uma palestra realizada por José Dias, sobre as tecnologias que eles desenvolvem aqui na região, nos estimulou a levar os alunos a saírem da sala de aula e ir a campo, para realmente ver e identificar essas tecnologias, seus impactos, suas potencialidades, dificuldades e agregar com os cursos lá no Instituto Federal, que é o de Gestão Ambiental e o de Controle Ambiental”, relata a professora Maria Auxiliadora, Freitas, que leciona as disciplinas Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Gestão de tratamento de água de afluentes e Projetos Ambientais.

A visita foi realizada com o objetivo de potencializar os conhecimentos adquiridos no espaço acadêmico, por meio do acompanhamento das práticas desenvolvidas na área experimental. A atividade também possibilitou uma integração entre professores e alunos das disciplinas: Gestão e tratamento de águas de afluentes, resíduos sólidos, qualidade do solo, projetos ambientais e poluição atmosférica.

“Aqui nós percebemos na prática que realmente é possível conviver no Semiárido com as tecnologias sociais que existem e que não precisa vir uma tecnologia de fora, muitas vezes não adaptada a nossa realidade. E o que mais me encanta é que você tem não só a tecnologia, mas todo um diálogo de saberes, um conjunto de conhecimentos em torno da questão ambiental e que podemos associar teoria e prática”, comenta a professora.

No encerramento da atividade os estudantes apresentaram suas impressões sobre o potencial das tecnologias desenvolvidas. “O local é muito organizado, trabalha com questões que vemos no dia a dia, como evitar o desperdício da água e os resíduos sólidos no meio ambiente. Foi possível conscientizar todos que vieram aqui”, relatou a estudante Cleonice, do terceiro ano de Controle Ambiental.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »