DOE AGORA

Notícias

Agricultores e Agricultoras visitam experiência com Agrofloresta em São José do Sabugi – PB

Jéssica Freitas 

Comunicadora Popular/CEPFS

Comunidade Penedo - São José do Sabugi-PB
Em 26 e 27 de Fevereiro, agricultores e agricultoras de Imaculada (PB), que conquistaram implementações do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), participaram de visita de intercâmbio a propriedade da família do agricultor Iranildo, na comunidade Penedo, município de São José do Sabugi, na Paraíba.
Eles visitaram experiência de plantio de árvores nativas em consórcio com culturas agrícolas em torno da Barragem Subterrânea, sistema denominado Agroflorestamento. No local, foram adotadas ainda várias técnicas como a cerca viva, utilizando a palma e o pião. “Optamos por essa outra modalidade de palma, que é mais resistente a estiagem. O pião serve ainda de sustento, pois a palma cresce no seu entorno”, explica Iranildo.
A família plantou uma grande quantidade de pés de acerola, que são irrigadas através de gotejamento. Na boca dos canos, foram colocadas tampas de garrafas pets que regulam a saída da água de acordo com a necessidade das plantas. As frutas garantem uma produção durante todo o ano e geram renda através do acesso ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu Inácio, Dona Fátima, pais de Iranildo, apostaram junto com ele na comercialização de polpas de frutas que são produzidas em casa, em máquinas de beneficiamento adquiridas pela família.
Os agricultores e agricultoras conheceram ainda, a produção de mudas nativas, como o Trapiá e a Gliricídia, e frutíferas como a Acerola e o Maracujá, que são comercializadas e também trocadas com famílias que visitam a propriedade. As experiências da família são um exemplo de alternativa de convivência para as demais propriedades. Ao longo do entorno de casa, podem ser encontrados pés de Calaçu, Sabonete, Canafista e Carnaúba.
Uma das experiências que mais encantaram os visitantes foi a técnica de reaproveitamento de águas servidas. Foram enterrados pneus que servem de valas e impedem que a água se espalhe pela propriedade, fazendo uma impermeabilização. Ela é redirecionada para as fruteiras.
A criação animal também é mantida de forma sustentável e diversificada. São criados bovinos, aves e ovinos. O esterco animal é reaproveitado para adubar as árvores, que por sua vez, tem a folhagem utilizada na compostagem do solo e na produção de silagem para alimentar os animais. “Muitos agricultores não dão a importância devida ao esterco animal de suas propriedades, acabam vendendo para o comércio e perdem uma grande riqueza de adubo para suas hortas e outras plantações”, comentou Iranildo.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »