DOE AGORA

Notícias

Agricultores e agricultoras rurais da Paraíba visitam experiências agroecológicas em Pernambuco

Aucilene Rodrigues
coordenadora pedagógica
 
Nos dias 14 e 15 de Abril de 2016 o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou visita deintercâmbio nos Municípios de São José do Egito e Tuparetama-PE. A atividade foi direcionada aos beneficiários do Projeto Convivência com a Realidade Semiárida, Semeando Esperança e Solidariedade, apoiado pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais -PPP- ECOS.
16-04-19
Durante a visita, os agricultores e agricultoras tiveram a oportunidade de conhecer a experiência de Dona Fátima Siqueira e Adalberto Souto, na qual, em uma área um pouco menor que um hectare consegue manter a sustentabilidade da família. Na propriedade, o casal desenvolve atividades com beneficiamento de polpa de frutas, criação de animais de pequeno porte e cultivo de hortaliças.
A comercialização dos produtos ocorre através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e da Política de Alimentação Escolar – PNAE e na feira Agroecológica nos municípios de São José do Egito e Tuparetama. Embora seja benéfico e, sobretudo, um direito direcionado aos agricultores e agricultoras familiares, o acesso as políticas públicas acima citadas, o casal prioriza a venda na feira agroecológica. “Esses programas são hoje e não são amanhã, já a feira não, todo sábado tem”, enfatizou Adalberto Souto.
 
Diferente de dona Fátima e seu Adalberto, Ivan Monteiro também visitado pelos agricultores paraibanos, dispõem de bastante terra. Com uma área de aproximadamente 12 hectares desenvolve o cultivo de tomate protegido, produção de mudas nativas e frutíferas, beneficiamento de polpa de frutas e cultivo de hortaliças.  Das atividades mencionadas, o plantio de tomate protegido chamou bastante atenção dos visitantes.
Entre as famílias visitadas existem muitas coisas em comum: a persistência e otimismo para desenvolver suas atividades diárias, conhecimento agroecológico e a participação na Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú – AASP.

 

Em conversa com a presidente da AASP, Elisangela Farias, ela relatou que nas reuniões ordinárias é discutido sobre a qualidade dos produtos ofertadose os valores a serem cobrados. A AASP é composta por agricultores e agricultoras de seis municípios: Itapetim, São José do Egito, Tuparetama, Tabira, Afogados da Ingazeira e Quixaba.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »