DOE AGORA

Notícias

Agricultores e Agricultoras participam de oficina sobre Canteiros Econômicos

 Uma alternativa para a convivência com a realidade semiárida

O Centro de Educação Popular e Formação Social- CEPFS realizou em 16 de julho, uma oficina teórica e prática sobre a tecnologia Canteiro com Economia D’água. A atividade aconteceu na residência de Maria Aparecida Francelino, na comunidade de Pedra Lavrada, município de Matureia- PB.

O objetivo da atividade foi orientar às famílias beneficiárias sobre a finalidade e cuidados com os canteiros econômicos, assim como, capacitar pedreiros para o passo a passo da construção.

Durante a oficina foram construídos dois canteiros utilizando a dinâmica de mutirão, que contou com a participação de famílias beneficiárias, representante comunitária, jovem bolsista do projeto e pedreiros interessados em adquirir experiência e futuramente colocar em prática na comunidade.

A realização de oficinas faz parte das atividades previstas no projeto ”Convivência com a Realidade Semiárida, Semeando Esperança e Solidariedade”, apoiado pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais – PPP ECOS.

Para José de Anchieta, instrutor da oficina, a equipe se sobressaiu na interação: “ Em alguns locais  os participantes são desligados, ficam com conversas paralelas, desestimulando os outros. Mas aqui não teve isto, todos se engajaram bem, colocaram a mão na massa e foram atentos às orientações”.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »