DOE AGORA

Notícias

Agricultores e agricultoras de Matureia trocam experiências durante capacitação em GAPA

Jéssica Freitas
comunicadora popular

Comunidade Riacho das Moças – Matureia
Ao conquistarem tecnologias sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) os agricultores e as agricultoras tem ainda a oportunidade de participar de atividades de formação, onde trocam experiências e são capacitados para o uso sustentável das águas.

Foi nessa perspectiva, que o Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) realizou nos dias 06, 07 e 08 de agosto, uma capacitação em Gestão de Águas para a Produção de Alimentos (GAPA). A capacitação aconteceu na área experimental do CEPFS e reuniu agricultores e agricultoras de comunidades rurais do município de Matureia.

Os participantes compartilharam suas expectativas sobre os benefícios que a captação de água para produção de alimentos trará para suas vidas. A importância da mobilização social como forma de buscar melhorias para as comunidades, a exemplo das associações, também foi tema de reflexão durante os três dias de curso.

Buscar alternativas de convivência com o Semiárido se torna mais fácil quando as famílias observam suas propriedades com um novo olhar. Através de atividades realizadas em grupo, os agricultores e agricultoras refletiram sobre o potencial produtivo das comunidades e montaram mapas onde identificaram as fontes de água existentes.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »