DOE AGORA

Notícias

Agricultoras e agricultores visitam o SERTA no PE

Nos dias 13 e 14 de novembro, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS reuniu agricultores e agricultoras dos municípios de Cacimbas, Teixeira e Maturéia, beneficiados pelo projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, para participar de uma visita de intercâmbio no Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, em Ibimirim, Pernambuco.

No primeiro dia houve um momento de apresentação dos participantes, exposição de expectativas para o intercâmbio, palestra: um novo olhar para o semiárido!  E apresentação de um vídeo que conta a história do surgimento do SERTA.

Já no segundo dia, foi realizada uma visita de campo, agricultores e agricultoras conheceram experiências com práticas agroecológicas e tecnologias para a agricultura familiar com eixo em quatro seguranças: alimentar, nutricional, hídrica e energética.

Após a visita de campo, o intercâmbio foi encerrado com um momento de uma avaliação feito pelos participantes. Nas falas eles destacaram sobre o que mais gostaram durante a visita.

Ângela Alves comentou suas impressões, “aqui tem muita coisa pra gente ver e aprender, dois dias ainda é pouco. Me sinto privilegiada em ter jovens da minha comunidade estudando no SERTA. Eu já incentivava-os a estudarem aqui e agora vou incentiva-los ainda mais!” Destacou.

Vi muitas coisas interessantes, sou teimoso e vou fazer na minha propriedade também.  O que mais me chamou atenção foi a visita que fizemos a um pequeno espaço, onde se cria porcos, peixe, galinhas e tudo está interligado!” Comentou João Batista. 
                                                                                  
O intercâmbio é uma das ações de formação do projeto que busca integrar o saber técnico com o saber popular, para construção do conhecimento e desenvolvimento de iniciativas agroecológicas pautadas no manejo sustentável dos recursos naturais.

O projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »