DOE AGORA

Notícias

AGRICULTOR SOLON ARRUDA, DA COMUNIDADE RIACHO VERDE – TEIXEIRA PB, FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS FORMATIVOS

“Quando a gente começou nessa caminhada, com reuniões, encontros, quase ninguém acreditava! Muitos até zombavam da gente. Foram poucas as associações que aderiram à essa luta. No entorno da minha casa o solo é muito raso, além disso, é forrado por um imenso lajedo de pedra. O pessoal do CEPFS sempre dizia que era possível melhorar aquele ambiente; era possível produzir plantando árvores frutíferas e florestais, mas, eu não acreditava. Com as reuniões, com os encontros, visitas de intercâmbio eu fui me convencendo que realmente era possível. Daí eu fiz uma cisterna para captar água da chuva para regar as plantas, porque no período que não tem chuva é necessário regar as plantas, principalmente, quando são novas. Hoje no entorno da minha casa existe um verdadeiro paraíso. Isso comprova que as reuniões, os encontros, as visitas de intercâmbio, assim como a água, é fonte de vida. É nesses momentos que nos alimentamos das experiências uns dos outros. As plantas sem água não crescem, não se desenvolvem! Por isso devemos nos inspirar na natureza: as reuniões, os encontros, os intercâmbios são momentos de reflexão, de aprendizado que alimentam a nossa vida”.

Solon Arruda da comunidade Riacho Verde

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »