DOE AGORA

Notícias

A EXPERIÊNCIA BANCOS DE SEMENTES COMUNITÁRIOS ESTÁ NA FINAL DA EDIÇÃO 2011 DO PRÊMIO FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL DE TECNOLOGIA SOCIAL.

Nos Próximos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília(DF), será realizado o evento de premiação do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011.

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

O Prêmio é concedido a cada dois anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é composto de três etapas:

Certificação – Todas as inscrições participam desta etapa. As tecnologias certificadas serão inseridas no Banco de Tecnologias Sociais, receberão um Certificado de Tecnologia Social e passarão, automaticamente, a concorrer à etapa de Seleção das Finalistas do Prêmio.

Seleção das Finalistas – As tecnologias sociais certificadas serão pontuadas segundo os critérios de efetividade, nível de sistematização da tecnologia e resultados qualitativos e quantitativos. Serão declaradas finalistas as 3 tecnologias, por categoria, que obtiverem as médias mais elevadas.

Julgamento das Vencedoras – As tecnologias sociais finalistas, selecionadas na etapa anterior, serão pontuadas segundo os critérios de inovação, nível de envolvimento da comunidade, transformação social e potencial de reaplicabilidade.

A experiência Banco de Sementes Comunitário, desenvolvida pelas comunidades e apoiada pelo Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS está na final, juntamente com mais duas experiências na categoria/região Nordeste.

O evento contará da seguinte programação:

Dia 21: Seminário sobre Tecnologia Social

Dia 22: a) Entrevista coletiva com a imprensa b) Entrega de certificados e c) Evento de Premiação.

Além de um integrante da equipe executiva do CEPFS (José Rego Neto) irá participar do evento o Sr. José Alves da Silva (Zezinho), agricultor experimentador e coordenador do Banco de Sementes Comunitário da Comunidade de Flores de Baixo no município de Teixeira – PB. Eles viajarão no próximo domingo para Brasília. É mais uma conquista de grande importância, das comunidades Rurais da Região da Serra do Teixeira, em cuja qual, o CEPFS teve decisiva contribuição. É mais um momento em que o nome do município de Teixeira está sendo divulgado, de forma positiva. Isso é muito importante!

CATEGORIA REGIÃO NORDESTE

Bancos de Sementes Comunitários

Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS

Teixeira

PB

Nordeste

Projeto Jovem Empreendedor: Microcrédito fazendo idéias renascerem negócios.

Acreditar

Glória de Goitá

PE

Nordeste

Rede Tucum – Turismo Comunitário na Zona Costeira do Ceará

Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria à Pesca Artesanal

Fortaleza

CE

Nordeste

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »