O Cepfs – Transformando o Sertão promove o desenvolvimento rural sustentável a partir de inovações sociais. Os programas contemplam diversas tecnologias sociais de captação, armazenamento e manejo da água da chuva, o que permite produzir mesmo durante a estiagem, empoderando as famílias e as comunidades. Aliado a isso, são desenvolvidas atividades educativas que buscam valorizar o potencial de saberes dos agricultores e das agricultoras.
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
A biodiversidade do semiárido nordestino assume o papel de parceira no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais. O Cepfs desenvolve e incentiva inovações nas tecnologias adaptadas às necessidades das populações locais, potencializando os recursos naturais e oferecendo alternativas viáveis para a convivência com a realidade da região.
Promover o direito de acesso à água própria para o consumo humano e para a produção de alimentos saudáveis.
Implantação de tecnologia sociais e capacitações sobre diversas formas de captação, armazenamento e manejo sustentável da água.
Nesse processo de aprendizado mútuo, há uma mudança na autoestima, os que participam das capacitações se sentem motivados a discutirem questões relacionadas ao aproveitamento racional dos recursos naturais de suas propriedades e o desenvolvimento da própria comunidade. Além disso, são desenvolvidas iniciativas de apoio financeiro e técnico para implantação de tecnologias sociais e fortalecimento da organização comunitária a partir dos Fundos Rotativos Solidários (poupança comunitária administrada coletivamente)
. 1.422 cisternas construídas, beneficiando 6.399 pessoas, com o armazenamento de 22.752.000 litros de água para o consumo
. 247 cisternas construídas através dos Fundos Rotativos Solidários, beneficiando 1.111 pessoas com o armazenamento 3.952.000 litros de água para o consumo humano
. 989 Cisternas Calçadão e Enxurrada, beneficiando 4.450 pessoas, através do armazenamento de 51.428.000 litros de água para a produção de alimentos
. 28 Barragens Subterrâneas, beneficiando 103 pessoas, através do armazenamento de água para a produção de alimentos.
. 111 Barreiros Trincheira, beneficiando 500 pessoas, através do armazenamento de água para a produção de alimentos e consumo animal.
. 23 Tanques em Lajedo de Pedra, beneficiando 500 pessoas, com 3,1 milhões de litros de água.
. Instalação de 07 bombas popular – BAP em poços artesianos, beneficiando 192 famílias em 07 comunidades.
. 24 Barreiros de açude melhorados, beneficiando 108 pessoas
. 05 Bombas Aro Trampolim Instaladas, beneficiando 23 pessoas
. 238 Bombas Trampolim Instaladas, beneficiando 238 pessoas
. 07 Poços Amazonas, beneficiando 32 pessoas
. 98 Sistemas de Boia para Lavagem do Telhado, beneficiando 588 pessoas
. Mobilização de 1.412 mulheres e 2.888 homens nas comemorações da Semana e do Dia Mundial da Água
. Capacitação de 1.833 homens e 1.325 mulheres sobre o uso adequado da água
. Mobilização de 1.422 famílias para a construção de cisternas de placas
. Capacitação de 355 homens e 244 mulheres para a difusão de tecnologias sociais de convivência com o semiárido
. Capacitação de 111 pedreiros para construção de cisternas destinadas ao armazenamento de água para o consumo humano e para a produção de alimentos.
Aumentar a produtividade e a rentabilidade das pequenas propriedades a partir do uso sustentável dos recursos naturais.
Capacitação técnica, implantação de tecnologias sociais, promoção de intercâmbio de saberes locais e melhoria da infraestrutura utilizada para a produção, beneficiamento e comercialização da produção.
O programa tem como pilar o desenvolvimento sustentável a partir da agricultura familiar. São compartilhadas com os sertanejos formas de manejo dos recursos naturais importantes para consolidar a produção, valorizando técnicas populares e fortalecendo suas identidades culturais. A preservação, conservação e multiplicação das espécies de sementes, são trabalhadas nos Bancos Comunitários. De forma rotativa, eles resgatam e multiplicam sementes para novas gerações promovendo segurança alimentar e nutricional. Com o beneficiamento de frutas a partir da extração e comercialização da polpa, famílias organizadas em grupos influenciam também nos hábitos alimentares da população, que passa a valorizar o suco natural das frutas.
. Incentivo a criação de 27 Bancos de Sementes Comunitários, com capacidade para armazenamento de 42 toneladas de grãos.
. Apoio para implantação de 9,5 hectares de palma forrageira, do tipo Orelha de Elefante Mexicano, beneficiando 76 pessoas
. Apoio para implantação de 449 hortas com economia de água, beneficiando 2.020 pessoas para a produção de alimentos saudáveis.
. Mobilização e formação de 2.013 homens e 1.767 mulheres, com foco na criação e no fortalecimento de Bancos de Sementes Comunitários
. Mobilização e formação de 405 homens e 488 mulheres para o manejo adequado dos recursos naturais
. Mobilização e formação de 102 homens e 121 mulheres para a criação de pequenos animais
. Implantação de duas unidades de beneficiamento de frutas (extração de polpa).
. Capacitação de 64 homens e 129 mulheres para o processo de beneficiamento de frutas nativas
. Incentivo ao reflorestamento das unidades produtivas familiares com mudas frutíferas
. Acesso das famílias às políticas públicas através da venda de polpa ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)
. Incentivo a mudança no hábito alimentar das famílias, alunos da rede pública municipal e da população em geral através do consumo da polpa de frutas.
Recuperar e proteger a caatinga, sem perder o foco no desenvolvimento local, apresentando a biodiversidade como um sistema integrado.
Atividades educativas e oficinas práticas, que combinam teorias com intervenções participativas dos agricultores e das agricultoras. Realização da campanha Consuma a Fruta Plante a Semente e Distribua Mudas.
Desenvolvimento de oficinas sobre meio ambiente, que abordam temas como manejo sustentável dos recursos naturais, mudanças climáticas e seus impactos no semiárido, além de melhores práticas para combater a desertificação, com o incentivo ao recaatingamento. A partir dessas iniciativas, o Cepfs provoca também uma troca intergeracional, em que os conhecimentos dos agricultores e das agricultoras mais velhos (as) são transmitidos para os mais jovens.
Fortalecimento e Desenvolvimento Comunitário
Tem como foco o protagonismo do agricultor e da agricultora familiar, envolvendo as comunidades e fazendo com que elas se tornem participantes conscientes dos processos de decisões que afetam suas vidas. Ao fortalecer o pequeno produtor e reforçar o benefício de atuar em grupos, o CEPFS instiga essas populações a criar e implementar soluções próprias, referenciando políticas públicas e programas de investimento locais.
Estruturar associações, cooperativas e redes territoriais
Realização de oficinas de capacitação sobre associativismo, gestão de Fundos Rotativos Solidários e intercâmbios de experiências entre os agricultores (as)
A construção coletiva de referenciais teóricos, práticos e educativos contribui com o processo de gestão e com o desenvolvimento comunitário, além da interface com as associações vizinhas.
. Engajamento das famílias no processo organizativo das comunidades
. Mobilização e formação de 5.006 pessoas, integrantes de famílias rurais
. Fortalecimento do trabalho em rede a partir de parcerias com as Centrais de Associações Comunitárias dos Municípios de Teixeira, Cacimbas, Desterro, Matureia, Imaculada e Princesa Isabel.
Capacitar lideranças comunitárias e aumentar a representatividade das associações em políticas públicas.
Reuniões, oficinas e encontros para discutir, planejar e contribuir com as decisões locais, sempre com foco nos interesses coletivos.
Motiva estratégias de relacionamento entre os participantes com foco nos interesses coletivos. Estabelece princípios e estratégias para a governança local, que considera os diferentes tipos de lideranças, capacidade de coordenação, e de diálogo nos processos decisórios locais. Considera a participação direta da sociedade civil organizada como caminho para a construção de um mundo melhor. Amplia a capacidade de incidências das comunidades nas políticas, a partir de suas demandas.
. Mobilização e formação de 1.710 homens e 1.591 mulheres para propor, executar e acompanhar ações inerentes às políticas públicas
. Formação e capacitação de lideranças para ocupar espaços em conselhos paritários
. Acompanhamento de 38 comunidades que implantaram os Fundos Rotativos Solidários
. Mobilização, formação e acompanhamento de 5.638 homens e 5.951 mulheres em gestão participativa e Fundos Rotativos Solidários (itinerante).
Incluir social, cultural e economicamente mulheres, jovens e idosos de comunidades rurais do semiárido. Esses são grupos sociais estratégicos no processo de organização comunitária e sucessibilidade na agricultura familiar.
Oficinas sobre gênero, geração de renda, segurança alimentar e nutricional, direitos humanos, meio ambiente, violência doméstica, gestão de pequenos negócios, juventude e comunicação, entre outras.
Promove uma reflexão sobre como as dinâmicas familiares interferem nas relações de gênero e assimilam suas representações no processo de desenvolvimento comunitário, por meio da participação de homens, mulheres, jovens e idosos, na construção de saídas para os obstáculos impostos pelas realidades locais. Essas relações tornam-se indispensáveis e possibilitam uma participação das famílias, na tomada de decisões e na construção de políticas de desenvolvimento. As comunidades também exercitam estratégias de repassar experiências para as gerações futuras, aspectos importantes para a sucessão na agricultura familiar e sustentabilidade.
. Mobilização e formação de 2.944 homens e 4.767 mulheres para novas relações de gênero
. Discussão sobre os padrões de comportamento dos integrantes das famílias
. Fortalecimento de práticas educativas, a partir da relevância da inclusão das temáticas de gênero e idade.
. Promoção e busca da igualdade de oportunidades
. Definição de estratégias com vista ao fortalecimento do núcleo familiar no processo de desenvolvimento comunitário.
. Criação de uma rede de jovens empreendedores (as) e comunicadores (as) para troca, divulgação e reaplicação de experiências motivando outros (as) jovens para o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável no semiárido.
Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações.
Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração.
Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano.
Formas de Doação
PIX
Você pode também realizar uma doação para o CEPFS via depósito/transferência/PIX :
Leia o QR Code ao lado ou utilize a chave PIX (celular): 83999611361
Se preferir, faça uma transferência direto para nossa conta.
Dados Bancários:
BANCO BRADESCO Agência: 1563-6 / Conta Corrente: 17651-6 .
CNPJ do CEPFS para DOCs e TEDs: 24.226.128/0001-36.
Cartão de Crédito
Ao escolher a opção de doação mensal pelo cartão de crédito você será direcionado para a página do Paypal para que o pagamento seja totalmente seguro! Escolha abaixo o quanto você gostaria de doar mensalmente, siga os passos do Paypal e todos os meses o valor selecionado será debitado na sua fatura. Você poderá cancelar a doação quando preferir.
Boleto
Para realizar sua doação mensal no boleto basta completar as informações abaixo e nós te enviaremos por e-mail boletos mensais no valor que você especificar no formulário. Os boletos são gerados pela Paghiper, um dos principais meios de pagamento do Brasil, e mensalmente você será avisado por email da data de vencimento. Você pode cancelar os pagamentos a qualquer momento.
[contact-form-7 id=”2534″ title=”Boleto para campanha 2020″]
No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas.
69 cisternas já foram construídas! E como resultado da 4 edição (2021/2022), construiremos mais 33 cisternas até o final de outubro deste ano. Faça sua doação para continuarmos transformando vidas. Obrigado!!!
Formas de Doação
PIX
Você pode também realizar uma doação para o CEPFS via depósito/transferência/PIX :
Leia o QR Code ao lado ou utilize a chave PIX (celular): 83999611361
Se preferir, faça uma transferência direto para nossa conta.
Dados Bancários:
BANCO BRADESCO Agência: 1563-6 / Conta Corrente: 17651-6 .
CNPJ do CEPFS para DOCs e TEDs: 24.226.128/0001-36.
Cartão de Crédito
Ao escolher a opção de doação mensal pelo cartão de crédito você será direcionado para a página do Paypal para que o pagamento seja totalmente seguro! Escolha abaixo o quanto você gostaria de doar mensalmente, siga os passos do Paypal e todos os meses o valor selecionado será debitado na sua fatura. Você poderá cancelar a doação quando preferir.
Boleto
Para realizar sua doação mensal no boleto basta completar as informações abaixo e nós te enviaremos por e-mail boletos mensais no valor que você especificar no formulário. Os boletos são gerados pela Paghiper, um dos principais meios de pagamento do Brasil, e mensalmente você será avisado por email da data de vencimento. Você pode cancelar os pagamentos a qualquer momento.
[contact-form-7 id=”3216″ title=”Boleto para campanha 2022 – Campanha Água para quem tem Sede”]