DOE AGORA

Notícias

“NÃO TROCO O CAMPO PELA CIDADE”

É em uma comunidade chamada de Boi Morto, localizada no município de Aparecida-PB, que residem dona Geralda Mendes, seu esposo Francisco Lopes, o filho José, e as filhas Jéssica e Joice. A família está entre as beneficiadas com o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que promove o acesso a água para produção com a implementação de cisternas de 52 mil litros no Semiárido.

Em uma propriedade de 2,5 hectares a família possui um sistema produtivo que é composto por roçado, pomar e criação de animais; No roçado plantam milho, feijão, batata, jerimum e macaxeira. No pomar, existe uma grande diversidade de frutíferas (bananas, caju, acerola, graviola, limão, manga, goiaba, coco e seriguela) e na criação de animais, atualmente a família possui gado, suínos e aves.

A prioridade da produção é para o consumo da família, se houver excedente, este é comercializado na feira, no comércio local e na própria comunidade, como exemplos do leite e a carne de porco. A família possui um sistema hídrico composto por duas cisternas, um poço artesiano e um tanque.

“Tudo isso, só é possível, graças ao poço que temos na propriedade, ele contém uma vazão de 10mil L/ hora, e hoje, estamos todos muito felizes com a conquista da cisterna de água para produção através do P1+2. Veio em boa hora, é mais um reservatório de água, com certeza teremos mais produção, quanto mais água, mais produção, sem água é impossível produzir,” declarou dona Geralda.

Toda a família participa dos trabalhos no sistema produtivo e se declaram felizes e satisfeitos por morarem e trabalharem no campo, inclusive a  filha mais velha, a Jéssica (21), é noiva e já faz planos para o futuro, disse que em breve pretende casar e afirma que permanecerá na comunidade,  a sua casa  já está sendo construída por seu pai, seu Francisco, ao lado da casa da família.

Quanto ao projeto produtivo (fomento) do P1+2, decidiram que vão investir o recurso na irrigação de cultivo agrícola de subsistência, como também na implantação de hortaliças.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »