DOE AGORA

Notícias

Com cisternas e barreiros cheios, agricultores comemoram a chegada das chuvas em Imaculada

Jéssica Freitas 

Comunicadora Popular/CEPFS

A água do barreiro já serve para matar a sede dos animais



De acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), desde o início de março de 2015 foram registradas chuvas de aproximadamente 115 mm no município de Imaculada, sertão paraibano. A chegada das chuvas renova as esperanças dos agricultores e agricultoras que aguardam para iniciar as plantações.
Somente no último termo de parceria do Programa Uma Terra e Duas Águas -P1+2, iniciado em abril de 2014, foram construídas 101 implementações entre Barreiros-Trincheira, Cisternas Calçadão e Cisterna de Enxurrada no município. Com as implementações cheias, o clima é de pura alegria.
Na comunidade Riacho dos Negros, os agricultores Maria do Socorro Leite e Edmam Alves, conquistaram um Barreiro-Trincheira. Pouco tempo depois da construção, eles já comemoram a reserva de água concentrada na última chuva. O agente de campo Erivan dos Santos, fala sobre a satisfação dos agricultores ao ver sua implementação com bastante água. “Recebi uma ligação às 9h da noite, do agricultor Edmam, falando da satisfação pelo fato de ter juntado água no Barreiro, água essa, que já está servindo para matar a sede da sua pequena criação de bovinos”, relata.
Os agentes de campo exercem um importante papel nas instituições no que diz respeito a formação e a motivação das famílias. Seu trabalho vai além da mobilização social e acompanhamento das construções das implementações físicas. Diariamente, eles percorrem as comunidades conhecendo a realidade de cada agricultor e levam consigo experiências únicas de gratidão e de aprendizado.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »