DOE AGORA

Notícias

Roda de Diálogo reúne agricultores e agricultoras para fortalecer o Fundo Rotativo Solidário

A comunidade São Francisco, no município de Teixeira-PB, foi palco, nesta terça-feira (25), de um importante encontro itinerante sobre o Fundo Rotativo Solidário (FRS), reunindo agricultores e agricultoras de diferentes comunidades rurais de Teixeira, Cacimbas, Matureia e Imaculada. A atividade teve como objetivo promover um espaço aberto de diálogo, troca de experiências e fortalecimento das práticas solidárias que fortalecem a agricultura familiar no Sertão paraibano.

O momento foi marcado pela participação ativa das famílias agricultoras, que compartilharam vivências sobre a gestão dos fundos, os avanços obtidos nas comunidades e os desafios enfrentados no cotidiano. A roda de diálogo permitiu que cada grupo apresentasse seus aprendizados e apresentasse soluções coletivas, reforçando a importância da solidariedade como caminho para o desenvolvimento sustentável no semiárido.

“Eu já fui beneficiada várias vezes com o FRS, já reformei a minha casa, já pude investir em caprinos, é maravilhoso, não existe burocracia como nos bancos, não existe juros, o que existe é compromisso e responsabilidade do grupo que participa, e a gente faz de tudo para não acabar”, disse a agricultora do Sítio São Francisco Maria de Lourdes.

A escolha da comunidade São Francisco para sediar a atividade reforça a dinâmica itinerante do processo, que busca aproximar as comunidades, permitir a troca direta entre experiências e incentivar a expansão das iniciativas solidárias na região. O espaço também favoreceu a articulação entre diferentes municípios, fortalecendo redes de apoio e cooperação.

O encontro foi avaliado como um momento rico e inspirador, reforçando a importância do Fundo Rotativo Solidário como ferramenta social capaz de transformar vidas, promover autonomia e consolidar práticas de economia solidária. Ao final, agricultores e agricultoras reafirmaram o compromisso de seguir fortalecendo os FRS e ampliando os laços de cooperação entre as comunidades.

Projeto Sertão Agroecológico e Solidário, apoio Misereor.

CEPFS – 40 Anos transformando o Sertão Paraibano

Você também é convidado(a) a fazer parte desta história!

Colabore conosco: acesse cepfs.org.br/campanhas ou o link na nossa bio.

Estamos na plataforma Para Quem Doar, da @redeglobo: paraquemdoar.com.br/cepfs

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »