DOE AGORA

Notícias

Médio Sertão se prepara para o Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores

Nos dias 13 e 14 de setembro, no Patos Walter Play, em Patos, cerca de 130 agricultores e agricultoras de 38 municípios do médio sertão paraibano, participaram de um encontro territorial e microrregional.

O evento foi preparatório para o Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores, que acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro em Capina Grande.

No primeiro dia, o público foi dividido em grupos, por oficinas temáticas sobre Manejo de Água, Produção Agroecológica, Manejo de Resíduos, Fundos Rotativos Solidários, Sementes e Criação Animal.

As oficinas permitiram visualizar e partilhar as experiências exitosas desenvolvidas por agricultores e agricultoras da região. A agricultora Maria da Luz, fala sobre o que vivenciou durante a oficina Manejo de Resíduos, “achei a discussão muito interessante porque vi que assim como eu, outras pessoas também estão dando outro destino aos resíduos. E o que iria para o lixo, poluir o meio ambiente, agora tem serventia.  

Já no segundo dia, as atividades iniciaram com lançamentos dos boletins e banners “O Candeeiro”. Estes materiais contam as experiências de agricultores e agricultoras que durante o inverno estocam água e alimento para utilizar no período da estiagem. 

Continuando as atividades, os relatores das oficinas apresentaram os resultados do que foi visto em cada grupo e José Rêgo, coordenador do Centro de Educação Popular e Formação Social- CEPFS fez uma síntese geral dos resultados apresentados, ele destacou sobre o protagonismo dos que buscam uma convivência agradável com o semiárido.

“Os grupos trazem uma coisa importante que é a nossa capacidade de análise dos desafios, antes, isso era feito por alguém de fora. Mas a principal grandiosidade que os grupos trazem está na capacidade dos agricultores e agricultoras de buscarem  alternativas para uma vida melhor. Isto está presente em todas estas experiências que vimos aqui.” destaca o coordenador 

No final do evento foi feita a escolha dos delegados e delegadas que representarão o médio sertão no Encontro Estadual de Agricultores e Agricultoras Experimentadores.

O encontro foi realizado pelas entidades Cáritas, Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), Central das Associações Comunitárias do Município de Cacimbas (CAMEC) e Ação Social Diocesana de Patos.


Confira as fotos
https://www.facebook.com/cepfs/media_set?set=a.645206272180210.1073741835.100000725291294&type=3

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »