DOE AGORA

Notícias

Intercâmbio estimula troca de conhecimento entre agricultores e agricultoras

Nos dias 27 e 28 de Junho, o Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS realizou um intercâmbio intermunicipal, nas comunidades São Pedro e Mata Grande, no município de Imaculada. Participaram do evento, agricultores e agricultoras, dos municípios de São José do Bonfim, Teixeira e Cacimbas.
Na comunidade São Pedro, os participantes visitaram a experiência com produção de hortaliças orgânicas, desenvolvida pela família de Nerci e Francisco. O que mais chamou a atenção dos agricultores e agricultoras foi o fato da experiência ser desenvolvida em um terreno que era pedregoso (considerado de pouca utilidade), mas que a família conseguiu torná-lo um espaço produtivo retirando as pedras do local, para produzir alimentos e gerar vida. As pedras também foram aproveitadas para fazer cercas ao redor das plantações protegendo o ambiente contra o acesso dos animais.
Na comunidade Mata Grande dos Liberatos, a família do agricultor Evangelista recebeu os participantes para mostrar as experiências com captação de água, criação de galinhas caipira e criação de suínos.  Nessa experiência todos ficaram encantados com a forma de aproveitamento do lajedo de pedra para captação da água de chuva.
Os participantes avaliaram que o intercâmbio foi um momento de aprendizado e interação entre agricultores e agricultoras, que no diálogo entre si, trocaram e construíram conhecimento para uma vida melhor.
A atividade fez parte das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido: Segurança e Soberania Alimentar através do Manejo Sustentável da Terra e das Águas – P1+2.
“O que mais gostei foi da criatividade que as duas famílias tiveram para o aproveitamento da propriedade. Muitas vezes a gente não valoriza o nosso terreno, nem sabe a serventia que ele tem.” Rita de Cássia, comunidade Monteiro – Cacimbas.
Por Renalle Benício
Comunicadora Popular/ CEPFS

Campanhas CEPFS

  • Campanha Eu Apoio o CEPFS

    Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
  • Campanha Água para quem tem Sede

    No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
Translate »