DOE AGORA

Notícias

Comunidade Riacho Verde em Teixeira-PB sedia capacitação de pedreiros do programa P1+ 2 MDS

Jéssica Freitas
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

Capacitação de Pedreiros na comunidade Riacho Verde/Teixeira-PB

O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) está promovendo de 12 à 21 de maio a capacitação de pedreiros que participarão da construção das cisternas do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido-Segurança e Soberania Alimentar através do manejo sustentável da terra e das águas (P1+2), financiado pelo MDS.

Em um primeiro momento, os pedreiros e ajudantes, tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o programa P1+2, assim como as entidades que o desenvolvem. Ao longo da formação serão realizadas atividades práticas onde eles aprenderão as técnicas de construção. Na ocasião, os participantes irão atuar na construção de cisternas em propriedades de famílias beneficiadas, próximas ao local da capacitação.

“A parte física, que é o processo de construção das cisternas, depende diretamente dos pedreiros, sem eles, não há como construir; por isso quanto mais pedreiros estiverem capacitados para atuar nas implementações, melhor para o andamento do programa”, explica o técnico de campo Aldair dos Santos.

A capacitação dos pedreiros é uma alternativa para a melhoria da qualidade das implementações, que beneficiarão diversas famílias inseridas no programa. Além disso, contribui para a qualificação da mão-de-obra e a melhoria da renda dos pedreiros envolvidos.

O termo de parceria prevê a construção de 303 implementações, divididas entre os municípios de Imaculada, Matureia e Teixeira. Serão 116 cisternas de enxurrada, 157 cisternas calçadão, 24 barreiros trincheira e 06 barragens subterrâneas.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »