DOE AGORA

Notícias

CEPFS recebe IX Prêmio AEA de Meio Ambiente na categoria Responsabilidade Social

Sede do Fecomercio, São Paulo-SP

Na última segunda-feira (08/06), a Associação de Engenharia Automotiva (AEA), realizou a cerimônia do IX Prêmio AEA de Meio Ambiente e o XVII Jantar do Meio Ambiente, na sede do Fecomercio, em São Paulo. Nesta edição, 47 trabalhos foram inscritos nas categorias: Acadêmica, Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social, Tecnologias Diesel e Tecnologias Otto. Analisados por uma banca de jurados, liderada por Alfredo Castelli, diretor de Acreditação de Laboratórios da AEA.


O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), com o trabalho “Horta com Economia de Água”, foi o grande vencedor da Categoria Responsabilidade Social. Também recebeu uma das menções honrosas com o trabalho “Bomba D’água Trampolim”. O coordenador executivo, José Dias Campos esteve presente na cerimônia para receber o Prêmio e a Menção Honrosa em nome da instituição.

Por ocasião da cerimônia José Dias Campos, em sua fala, destacou “o prêmio conquistado é um reconhecimento de que muitas famílias do semiárido estão encontrando saídas para conviver com as adversidades climáticas do território, evitando assim migrar para outros territórios. Portanto, o mérito do prêmio é das famílias engajadas nos projetos desenvolvidos pela entidade. O papel da entidade é de apoiar e sistematizar as experiências, divulgando-as com o propósito de inspirar novas famílias à também trilhar por esse importante caminho”.

Na oportunidade ele também agradeceu o papel da Petrobrás que, através do programa Petrobrás Socioambiental, patrocinou as despesas de viagens e hospedagem para que a entidade pudesse se fazer presente ao evento e, também, patrocinou  18 experiências de hortas com economia de água (experiência premiada) em comunidades rurais dos municípios de Teixeira, Cacimbas e Matureia.

Também merece destacar o importante papel da BrazilFoundation na experiência premiada, através do apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto Sertão Ecológico e Solidário que beneficiou várias famílias na zona rural dos municípios de Teixeira e Cacimbas, com hortas com economia de água.

Foram ganhadores das demais categorias:
Acadêmica – “A platform for the assessment of economic, environmental and social beneficts of sugarcane biofuels in Brazil”, (Alexandre Monteiro, Antonio Bonomi, Marcos Watanabe, Charles de Jesus, Otácio Cavalett, Matus Chagas e Marina Dias, do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol);
Jornalística – “Reinvenção da roda” (jornalista Gustavo Henrique Ruffo);
Responsabilidade Ambiental – “Produção ecológica da cana de açúcar sem queima contribui para o meio ambiente e a biodiversidade”, (Mário Ferreira Campos Filho, da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais);
Tecnologia Diesel – “Global warming potential of the dual engine during operation”, (Nara Haberland e Frederico Tischer, da Robert Bosch);
Tecnologias Otto– “Sistema de partida a frio autocontrolável para veículos flex”, (Tadeu Amaral, da Mahle Metal Leve).

Esta é a 6º conquista do CEPFS junto a AEA, entre prêmios e menção honrosa.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »