DOE AGORA

Notícias

CEPFS CONCLUI CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA – PB

O Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, concluiu no período de 06 a 09 de março, a construção de 15 cisternas com sistema de boia para lavagem do telhado e bomba trampolim. Nesta última etapa de construção foram instaladas todas as bombas trampolim das 15 cisternas e afixadas placas com informações das entidades executaras e financiadoras. Essa tecnologia permite um manejo adequado através de um processo de sucção do precioso líquido sem contato direto com a água. A construção dessas cisternas é parte do projeto Convivência com a Realidade Semiárida, Promovendo o Acesso a Água, Solidariedade e Cidadania, apoiado pelo Fundo Finlandês de Cooperação Local da Embaixada da Finlândia no Brasil, em parceria com a agência de Cooperação da Igreja Católica da Irlanda Trocaire. Nesta etapa foram beneficiadas diretamente 15 famílias, com mais de 70 pessoas, de 09 comunidades do município de Teixeira, assim distribuídas: Santo Agostinho (3); Poços (3); Coronel (2); Serra Verde (2); Catolé dos Machados (1); Catolé da Pista (1); Riacho Verde (1); Fava de Cheiro (1) e Guarita (1). Considerando o objetivo que é propiciar melhores condições de vida das famílias a partir do acesso a água de qualidade para o consumo humano, fica evidente a satisfação dessas famílias. Quando da aposição das bombas trampolim, representantes das famílias, sobretudo, as mulheres, explicitaram sua alegria em já está consumindo água captada pelas cisternas com as primeiras chuvas caídas na região. só sabe o que é ter uma cisterna em casa quem a possui. Eu tinha vergonha de oferecer um copo de água para uma visita, hoje me sinto bastante a vontade para fazer isso, porque sei que estou ofertando uma água de boa qualidade”, esse foi o relato da Sra. Ana Cláudia da comunidade Catolé da Pista, quando do momento da instalação da bomba trampolim. O fortalecimento dos Fundos Rotativos Solidários é outro objetivo deste projeto. Espera-se que nas comunidades onde tiveram famílias beneficiadas, possa haver o fortalecimento dessa dinâmica e, conseqüentemente, haja maiores e melhores condições, por meio da solidariedade entre as famílias, para possíveis soluções das fragilidades, hora reaplicando a experiência em famílias que ainda não tem, hora dinamizando a organização comunitária para buscar novos apoios a partir do referencial que vem sendo construído, nos últimos anos.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »