DOE AGORA

Notícias

Agricultores beneficiados pelo P1+2 participam de capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA)

Jéssica Freitas
Comunicadora Popular CEPFS/ASA

Comunidade Riacho Verde, Teixeira-PB
O Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS) realizou de 28 à 30 de abril, na comunidade Riacho Verde, no município de Teixeira, a primeira das capacitações em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) que serão promovidas como parte das atividades referentes à execução do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido: Segurança e Soberania Alimentar através do Manejo Sustentável da Terra e das Águas (P1+2), financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Também serão realizadas capacitações nos municípios de Matureia e Imaculada.

Durante os três dias, os agricultores selecionados para receberem as implementações do P1+2, tiveram acesso a informações inerentes a gestão sustentável e produtiva dos recursos hídricos em suas propriedades e conhecimentos sobre a origem e a mobilização social de entidades como a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e o CEPFS. O encontro também possibilitou a troca de experiências entre os participantes, pois reuniu agricultores de diversas comunidades assistidas pelo programa.

“Vou levar desses três dias, muita informação sobre formas de plantar, como não usar inseticidas. O importante é não estacionar, buscar sempre melhorar; tudo que aprendi será de muita serventia”, conta o agricultor Damião Mendonça, da comunidade Costa, beneficiado com uma Barragem Subterrânea.

A agricultora Ana Maria Silva, do sítio Onofre, também participou do GAPA, ela foi beneficiada com uma cisterna calçadão, e pretende colocar em prática muito do que aprendeu durante a capacitação. “Aprendi muitas coisas que não sabia sobre o P1+2. Como preparar a terra para plantar e cuidar das hortaliças e essa cisterna era um sonho que eu tinha”, relata.

Campanhas CEPFS

  • Campanha Eu Apoio o CEPFS

    Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
  • Campanha Água para quem tem Sede

    No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
Translate »