DOE AGORA

Notícias

CEPFS recebe certificado do Programa Dryland Champions da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação

Jéssica Freitas e Renalle Benício

A agente educadora Claliane dos Santos, recebeu o
certificado em nome do CEPFS.
No dia Mundial de Combate a Desertificação, 17 de junho, o Centro de Educação Popular e Formação Social-CEPFS, através do projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra do Teixeira, patrocinado pela Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, recebeu certificação do Programa Dryland Champions da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação-CNCD.

Como parte das atividades, foi realizada  a entrega de certificados de reconhecimento para pessoas ou instituições que geram iniciativas de convivência com a realidade semiárida.  A comemoração ocorreu no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó, no Rio Grande do Norte.

Realizam o evento, o Ministério do Meio ambiente – MMA, Comissão Nacional de Combate a Desertificação – CNCD, Diocese de Caicó-RN,  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, Instituto Interamericano para a Agricultura – IICA, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Projeto RN Sustentável, Agência do Desenvolvimento Sustentável do Seridó – ADESE, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó, Piranhas e Açu – CBHPPA e o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários –  SEAPAC.

O projeto Agroecologia, executado nos municípios de Teixeira, Cacimbas e Matureia, contempla iniciativas de formação e implantação de tecnologias sociais para o fortalecimento da agricultura familiar na Serra do Teixeira. Com o apoio do projeto as famílias beneficiadas estão aumentando e diversificando a produção de alimentos gerando saúde, renda e sustentabilidade.

Reconhecimento Histórico

Em 2014, o CEPFS recebeu a primeira certificação do Programa Dryland Champions, por suas ações de adaptação às mudanças climáticas para a convivência com a realidade semiárida.

Campanhas CEPFS

    • Campanha Eu Apoio o CEPFS

      Para enfrentar às dificuldades causadas pela escassez de políticas públicas, pelo surgimento da pandemia e a diminuição de apoios financeiros, o CEPFS tem resistido reinventando suas ações. Neste contexto, em 2020, lançou a campanha Eu Apoio o CEPFS, com objetivo de conquistar doadores mensais. São pessoas que reconhecem a importância do trabalho da instituição para o protagonismo camponês e espontaneamente fazem sua colaboração. Os recursos são utilizados para o fortalecimento institucional e para apoiar agricultores e agricultoras do Sertão Paraibano. Torne-se um colaborador!
    • Campanha Água para quem tem Sede

      No Semiárido, muitas famílias da zona rural ainda sofrem com a falta d’água. Para esta região, a Cisterna de Placas é a alternativa mais viável para armazenar água de chuva, mas famílias de baixa renda não possuem condições financeiras para adquiri-las. Diante desta realidade, desde 2017, o CEPFS realiza a campanha “Abrace o Semiárido” para arrecadar recursos e construir cisternas. 69 cisternas já foram construídas! Agora com a sua colaboração promoveremos a alegria de mais 30 famílias. Faça sua doação!
    Translate »